13/10/2008

Adultos não têm amigos



Amizade tem prazo de validade. Assim como os enlatados. Amizade sempre acaba. Ai pode aparecer um ou outro atrás dessa tela de vidro e falar milhões de exemplos de amizades infindáveis. Tudo bobagem. Todos sabem que amizade é um momento.

Pode vir me falar daquela amizade do colégio que você carrega até hoje. Mas você sabe e sente, melhor do que ninguém, que as conversas não são mais as mesmas, que existe um esforço de todos os envolvidos para que ela não se esgote. Uma teimosia típica daqueles que não entendem a eternidade.

A amizade sempre se esgota. Às vezes a culpa é de uma viagem, de um emprego, da faculdade, da escola nova, do bairro novo e distante que você foi morar, ou qualquer outra circunstância que não justifica o fim dela. De repente o seu grande amigo, fiel companheiro, vai sumindo da sua vida. Até se tornar aquela pessoa que você cruza na rua e diz “oi tudo bem”, e segue seu caminho. No máximo um “como você está?” “onde está trabalhando?”, uma comparação básica das vidas. Mas aquela pessoa não é mais sua amiga. É um conhecido, um colega, um fantasma.

Não sei se você reparou, mas adultos não têm amigos.

Os otimistas de plantão já devem estar com as suas pedras nas mãos. Mas esses mesmos, que lêem com estranheza essas palavras, não entendem que a amizade é eterna. Toda amizade é eterna.

O tempo é como um trem veloz que corre pelos trilhos e que temos a certeza que vai nos atropelar. Como num filme de faroeste. O que não percebemos é que nós somos os trilhos. A eternidade é uma invenção humana que corta tangente a linha dos trilhos. É a teimosia humana de não se render ao tempo e as circunstancias. É negar Deus. Pactuar com o diabo. O trem passa por cima dos trilhos, mas nunca por cima da eternidade.

Já fui acusado de ser um homem nostálgico. De viver o presente com um ar saudoso. De fato, acho que vou adorar envelhecer. Ir até a varanda com uma xícara de café, sentar na cadeira de balanço, olhar umas fotos velhas e ficar rindo sozinho. Com a certeza implacável que o tempo pode me levar, mas no que é imortal ninguém toca.

7 comentários:

Anônimo disse...

Não me lembro se foi contigo que conversei sobre isso, mas realmente, adultos não têm amigos.

no máximo eles têm sócios, clientes, patrão, empregado, vereador, prefeito, médico, advogado, encanador, amante, prostituta, motorista, psiquiatra, garçom, ou a velha e inseparável mesa de bar.

um brinde à "ir até a varanda com uma xícara de café, sentar na cadeira de balanço, olhar umas fotos velhas e ficar rindo sozinho."

Anastácia Vaz disse...

Tudo bem... o texto tá bom, ficou legal, mas amigos não depende da idade, podem até não ser os mesmos amigos da infância e da adolescência, mas adultos tem amigos sim.

Para que amigos eternos se nada é eterno?

:)

Fico feliz de tê-lo agora como amigo, quando a validade tiver chegando, me avisa, viu? Vc sabe que sou meio esquecida.

Anônimo disse...

Belo texto. Penso parecido. Outro dia comentei com uma amiga que já sentia saudade dos meus 20 e poucos anos.. Coisa de 5, 6 anos atrás.. Aí ela me chamou de velho! Nada a ver.. Tenho saudade sim.. Vejo fotos e fico rindo também.

Unknown disse...

q seja eterno enquanto dure..

esse seu texto gerou uma discussao no msn..
beijo

Anônimo disse...

Seu texto é algo que concordo, mas que não quero acreditar.

Espero que nós dois estejamos errados

Anônimo disse...

Vc ainda se considera uma criança?
Nossa relação é de que?
*Cuidado na resposta pra Carol não ficar com ciúmes, ahuahaahuaha

Anônimo disse...

Adulto tem amigos sim. Talvez você precise de novos amigos que te dêem mais confiança ou talvez não consiga enxergar as pessoas a sua volta. Você ainda tem amigos, não tem? E você não é mais nenhum adolescente. Adultos tem amigos sim. E você aí, aparentemente também tem (pelo menos pelos comentários).

 
Site Meter